Lembra daquele velho ditado “A publicidade é a alma dos negócios”? O marketing de afiliados será a propaganda ideal para o seu negócio. Seja um produto ou serviço, alguém com alta credibilidade irá promovê-lo sem cobrar custos elevados. Este tipo de acordo é geralmente vantajoso para todas as partes envolvidas. E com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, onde o marketing geral nos ajuda a encontrar jogos como o Jack Hammer online e várias outras fontes para nos divertirmos, presume-se que o marketing de afiliados também continuará crescendo.
Quem são os envolvidos?
Em todo marketing afiliado tem que haver três envolvidos. O primeiro é o que deseja vender ou divulgar, geralmente uma empresa. O segundo é o afiliado, este será o responsável por divulgar o produto na internet para as pessoas certas. O terceiro é o público alvo que será convencido pelo afiliado.
Qualquer um pode ser afiliado?
O ideal é que o afiliado seja uma pessoa de credibilidade com relação àquele assunto. Pode ser um blogueiro, um youtuber, um ator ou um profissional do ramo.
Essa credibilidade é importante porque o objetivo do afiliado é convencer o cliente a adquirir o produto e ele só terá recompensa financeira se o público adquirir o produto.
O marketing afiliado é totalmente legalizado mas um detalhe deve ser observado, o cliente final deve saber que o divulgador do objeto é um afiliado. Ainda que seja de uma forma sutil, como por exemplo: A empresa XYZ me enviou este produto para que eu possa avaliar para meus seguidores.
Quais as vantagens do marketing afiliado?
Divugação 24 horas por dia
Uma das grande vantagens que a internet trouxe foi a possibilidade de aproveitar ao máximo as horas do dia sem estar preso aos horários comerciais. Podemos fazer compras, pagar contas, acessar redes sociais a qualquer hora, até mesmo de madrugada.
Sendo as redes sociais dos afiliados acessadas 24 horas por dia, então a empresa terá seu produto divulgado, comprado e testado a todo momento.
Só tem gasto com retorno garantido
Se o afiliado só lucra se convencer o cliente, obviamente a empresa só gasta se já tiver a venda garantida.
Investimento no público certo
Ao investir em uma propaganda em um outdoor ou na televisão, a empresa tem o gasto mas não pode ter certeza de que as pessoas que vão ver realmente são pessoas interessadas naquele ramo. Ao contrário, quando você faz a divulgação através de uma pessoa popularmente conhecida naquele nicho, os seguidores dela já têm uma tendência a se interessarem pelo assunto.
O afiliado pode trabalhar de qualquer lugar
A grande vantagem para o afiliado é que ele estará trabalhando de casa, a hora que quiser e com materiais que o interessam. Se por um lado o empresário só gasta se tiver lucro, por outro lado, o afiliado não gasta com investimento inicial e receberá sem ter o gasto sequer de comprar o produto.
E o cliente?
Para o cliente também é vantagem porque ele irá adquirir um produto que já foi testado e recomendado por alguém de sua confiança. Afinal, apesar de haver uma recompensa envolvida, um afiliado que realmente seja popular não vai querer diminuir sua credibilidade fazendo propaganda de algo ruim.