A junção de dois fatores têm aumentado potencialmente a criação de empresas virtuais e a negociação online. Se por um lado as pessoas estão evitando sair de casa para fazer compras, por outro lado os empresários estão vendo na venda pela internet e no delivery a possibilidade de aumentar os lucros.
Se você está pensando em abrir uma empresa, veja porque tantas pessoas têm aderido a essa forma de negociação e pense se não vale a pena que a sua empresa também seja apenas virtual. Se ao final decidir que ainda quer abrir uma empresa física, sugiro que ao menos realize vendas por meios virtuais, certamente o seu negócio terá muito mais chance de sucesso.
Segurança
A forma de negociação por meio da internet, sem o contato direto com o vendedor e, principalmente, com o produto é relativamente nova, por isso aos poucos estão surgindo regras e normatizações para proteção tanto do consumidor como também dos empresários.
Atualmente já são diversas leis abordando este tipo de negociação, protegendo inclusive os dados pessoais e financeiros informados pelos cliente, isso trouxe mais segurança e confiança para os envolvidos na negociação, fazendo com que as compras virtuais só cresçam a cada dia.
Comodidade
Imagine que o cliente tem que comprar um presente importante e está com o dia atarefado. Terá que sair correndo, pegar um transporte, se adequar ao horário de atendimento da loja, pegar fila do caixa e pegar outro transporte após sair da loja. Seria bom ter esse produto no conforto de casa, não é mesmo?
O dia a dia da maioria da população é corrido e cheio de compromissos, então é fascinante a opção de realizar uma compra sem sair de casa, ou até mesmo pelo celular enquanto está no transporte público, na fila do banco ou até no banheiro. A comodidade, com certeza, é o que mais atrai o público que realiza compras na internet.
Pesquisa de mercado
Quando o cliente quer comprar um produto mas não tem a mínima ideia de onde pode encontrar, sabe onde ele busca? Na internet.
Se uma empresa faz vendas online, o site de pesquisa logo irá localizar o produto que o cliente busca, e mais, é possível ainda pesquisar o preço nos diversos sites para que seja escolhido o mais adequado ao interesse dele.
Melhor preço
Um empresa virtual que trabalha apenas com vendas online pode oferecer ao cliente um preço mais barato, isso porque o empresário não tem gastos tradicionais, tais como ambiente físico, grande número de funcionários, estoque extra, altas taxas com energia elétrica e água, além de diversos outros custos que normalmente são repassados ao cliente no preço final do produto.