Parece que hoje em dia podemos fazer tudo de forma digital, a internet chegou mesmo para facilitar nossas vidas. Fazemos compras, acessamos conta bancária, conhecemos pessoas e locais, nos informamos e pegamos dicas e sugestões o tempo inteiro. Sempre que precisamos de algo vamos logo na internet procurar onde encontrar, por isso que o número de sites aumenta cada vez mais e praticamente todas as empresas já possuem seus sites ou ao menos uma página nas redes sociais. Ter um site em pleno funcionamento é o mínimo de recurso digital que uma empresa pode ter.
Se a sua empresa ainda não está no mundo digital, tenho certeza que, após ler as vantagens que separei para você, irá correndo fazer um site para seu negócio deslanchar.
Transmite profissionalismo
Quando o cliente busca uma empresa e ela tem um bom site, cria-se a primeira imagem positiva da empresa. A organização, o layout, o ramo de atuação, os valores e até mesmo a exposição de telefones, contatos e endereços aumentam a confiança do cliente e dão credibilidade ao negócio. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.
Ampla divulgação
É muito comum as pessoas fazerem pesquisas na internet sobre locais, serviços e estabelecimentos. Se sua empresa tiver um site, ele aparecerá entre as opções de busca sempre que for pesquisado sobre assuntos relacionados ao seu empreendimento, então o cliente nem precisa pesquisar diretamente sua empresa, aliás, ele nem precisa saber que sua empresa existe, o site de busca fornecerá sua empresa como opção e a partir de então ele poderá conhecer o que comercializa.
Investimento baixo e divulgação grande
A criação de um site tem um custo muito baixo, principalmente quando medido o poder de alcance que pode chegar. O site pode ser acessado de qualquer local do país e, em alguns casos, é possível o acesso internacional.
Manter um contato direto com os clientes
Tão importante quanto ter um site é mantê-lo atualizado. No dia a dia pode ser postado novidades sobre lançamentos de produtos e/ou serviços da empresa, respostas aos questionamentos e comentários dos usuários e divulgação de notícias, dicas e ideias relacionadas ao nicho da sua empresa. É possível também manter um chat online com os clientes.
Vendas on-line
Comprar sem sair de casa é extremamente cômodo e econômico para o cliente, sem falar que otimiza o tempo das pessoas nessa rotina corrida do dia a dia.
Claro que alguns produtos ou serviços não poderão ser comercializados online, mas se o ramo de atuação da sua empresa permitir, aposte nessa ideia. As vendas online só crescem a cada ano, as pessoas cada vez mais confiam em comprar pela internet. Muitas empresas até optaram por fechar as sedes fisicamente e funcionar, de forma muito mais econômica, virtualmente.
Mapeamento de clientes
Algumas ferramentas podem te informar a quantidade de acessos ao site, quanto tempo a pessoa permaneceu na página e até de que região as pessoas estão acessando mais.