O comércio online está tornando-se popular a nível mundial de maneira bastante rápida, isso se deve ao fato de apresentar diversas facilidades tanto para o cliente quanto para o dono do negócio.
Dentro de tantas facilidades geradas pelo comércio online, uma das que mais facilita o desenvolvimento do negócio, principalmente para quem está abrindo o seu primeiro comércio, é o valor a ser investido inicialmente ser muito inferior ao de uma loja física. A internet ainda está cheia de possibilidades para que você possa vender a sua ideia genuína e o seu potencial criativo, mas também oferece a oportunidade de realizar buscas sobre produtos ou serviços que muitas pessoas estão em busca, ou que ainda não exista.
O negócio online oferece espaço para ambas as possibilidades. E se você for bom de negócios, certamente terá uma vantagem no mercado, no entanto, como todo negócio, existem precauções a serem tomadas, assim como uma preparação para entrar neste mercado o qual é novo, porém único.
Neste texto iremos apresentar 3 importantes fatos para você estar atento quando abrir o seu negócio e se preparar para as possíveis dificuldades do mercado.
Nunca pare de atualizar sua lista de contatos e e-mails
Sendo que o negócio online não possui uma estrutura física, torna-se um pouco mais desafiador fazer com que você consiga novos clientes, assim como fazer com que eles se lembrem de você.
Uma das formas mais eficientes de marketing, a qual além de promover o seu negócio, também cria uma relação de fidelidade com o seu cliente é a comunicação via e-mail.
Esta forma de promover faz com que você tenha um contato direto com seus clientes além de ser completamente grátis. Sempre que possível solicite o contato de e-mail de seus clientes e organize uma comunicação regular, esta que pode ser mensal ou a cada dois meses, por exemplo, oferecendo novidades sobre a sua loja, vantagens de ser seu cliente, entre outros.
Atenção, cuidado com o envio de e-mail exagerado, assim como a oferecer a venda demasiada de produtos. É extremamente chato receber diversas mensagens, assim como estar sempre recebendo ofertas de compras. A comunicação via e-mail é extremamente importante, mas se for mal utilizada pode se tornar uma armadilha contra o seu próprio negócio.
Verifique se a sua idéia já foi lançada
Realize buscas em sites de vendas mundiais como Amazon, Ebay, etc. se o produto que você pretende lançar já está sendo comercializado. Isso te ajudará a ter uma noção sobre o sucesso de suas vendas, sobre o interesse do público, assim como a qualidade que já existe em venda.
Algumas medidas para informar-se sobre a opinião pública e o sucesso de venda são: ler comentário de consumidores que compraram o produto que você pretende vender, comprar você mesmo um destes produtos e se colocar na posição do consumidor, assim como ver quantas diferentes opções de vendas de um produto similares ao seu já existem e avaliar se vale a pena entrar para a concorrência te farão ter uma maior preparação e confiança para entrar no mercado.
Ter um produto único, ou com alguma característica diferente e se possível melhor que os que já existem no mercado te dará uma vantagem contra a concorrência: ser único. Busque a sua originalidade com a intenção de melhorar a qualidade de utilização do consumidor, assim você será reconhecido e também recomendado.
Busque por formas sustentáveis
Um dos pontos mais preocupantes sobre o comércio online é o impacto ao meio ambiente.
Busque por formas de produção onde afecte o nosso planeta minimamente, utilize material reciclado sempre que possível, volte parte do lucro de suas vendas para preservar a natureza, seja com a limpeza do oceano, conscientização sobre onde ejetar o seu produto quando já não lhes sirva, etc e não se esqueça de informar a seu cliente sobre o seu esforço em recuperar os danos causados ao meio ambiente.